terça-feira, 23 de agosto de 2011

RESENHA 4

CARVALHO ,Alex et al. O que é Metodologia Científica .In :Aprendendo Metodologia Científica. São Paulo :O Nome da Rosa,2000,p.11-69.[Resenha].


Islane Albuquerque Crisóstomo de Souza

CARVALHO, é graduado em Psicologia pela UFPA. Bacharel em Psicologia pela UFPA. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor da PUC, UNIB e UMC.
 O autor escreve num período da atualidade, fazendo um passeio pelos períodos históricos, junto de alguns pensadores  que auxiliam na construção do conhecimento.
 O texto descrimina sobre a construção do conhecimento científico, apresentando os diversos tipos de conhecimento existentes, onde no decorrer textual, os explica.
O conhecimento se dá desde o surgimento do termo ciência, (scire) que significa conhecimento ou sabedoria. Pode-se dizer que o indivíduo adquire conhecimento quando se obtém informações científicas ou até mesmo saberes popular. Os profissionais independente de sua área de atuação, possuem  seus próprios conhecimentos. Isto não interfere na maneira de como foram adquiridos.
 O conhecimento funciona através de relações. Apresenta a evolução do processo histórico até a atualidade. Demonstrando seus primeiros fundamentos, que contribuem para o conhecimento científico por meio do racionalismo de Descartes, do empirismo junto da física newtoniana.
Logo após, define o iluminismo e o conhecimento, relacionando e comparando com os pensadores principais para o estudo do conhecimento: D.Hume,  kant  e G.F.Hegel.
Em sequência nos apresenta: a emergência das Ciências Humanas dentre a construção de novas tendências metodológicas no contexto histórico do século XIX; o positivismo, o materialismo histórico-dialético, tendências metodológicas no século XX, o neopositivismo, fenomenologia, estruturalismo, as rupturas com o projeto epistemológico da modernidade. Finalizando com a apresentação das ideias dos pensadores: F.W.Niestzesche, faz uma breve apresentação da escola de Frankfurt, K.Popper, T.Kuhn, P.Fayeraberd e I.Lakatos estando relacionados, e do pragmatismo e construcionismo.
Especificando tudo que já se foi apresentado, o texto trata dos diversos tipos de conhecimentos existentes. Afirma que o conhecimento de uma simples cozinheira relacionando ao adicionamento do fermento para que o bolo cresça não se faz necessário conhecer a função que tal substância desempenha, já no caso do engenheiro, ao construir um prédio, faz-se necessário conhecer todos os processos desenvolvidos. Pois o conhecimento da cozinheira é definido como senso comum, ou seja, um conhecimento que adquirimos com experiências. Já o engenheiro ao realizar suas atividades profissionais, no caso da construção de qualquer imóvel, é necessário que conheça cada substância e sua utilidade. O que nos possibilita um melhor entendimento do tão citado conhecimento científico que é a ideia principal do texto.
O conhecimento acontece de várias formas, tipos e maneiras. No senso comum o importante é que suas informações sejam úteis. A ciência é crítica e busca julgar e corrigir suas produções. Já o científico procura as possíveis causas de um acontecimento compreendendo e explicando a realidade além de indicar os fatores que caracterizam o surgimento de algo.
Todo cientista deve divulgar suas obras e fazer com que sejam discutidas e que se tenha acesso. Independente de classe social. Desde que surja o interesse do indivíduo.
Quando se refere a método científico busca explicar todo o processo desenvolvido utilizado no decorrer da pesquisa.
Algumas divergências surgem com relação ao indivíduo em determinados momentos. Antigamente o homem só adquiria conhecimento através de Deus, já na modernidade ele é livre para dizer o que pensa e fazer suas próprias descobertas.
A epistemologia é responsável pelo envolvimento do sujeito e do objeto na produção do conhecimento. Sendo dividido em três perspectivas: O empirismo, racionalismo e o interacionismo. O conhecimento empírico surge do objeto; No racionalismo o conhecimento ocorre por meio da razão, o sujeito relacionado com o objeto por preferências. Ambos possuem uma relação, pois produzem conhecimento num processo de representar e referenciar á realidade, independente do sujeito que a estuda. Este é o seu fundamento. O que possibilita o surgimento do termo “Fundacionismo da epistemologia”. Tendo convicção de que seu produto esta relacionado a cultura, economia, social e psicológico. No interacionismo é o sujeito e o objeto produzindo conhecimento. A ciência moderna não admite erros, o sujeito produtor de conhecimento deve estar limpo para obter excelência na verdade. Na viagem é percebível que a modernidade se tem início com o iluminismo. As discursões ao longo do texto passam a ser compreendidas.
Com o surgimento do Capitalismo, Galileu afirma já não existir céu. O fim do Feudalismo dá início a uma produção totalmente capitalista. O que possibilita o trabalhador livre, já que não existem servos. A crise das religiões, da política e do social, consciência e teórica.                                                 
Logo após se dá inicio ao Renascimento, a valorização da humanidade em poder conhecer e transformar sua realidade. A natureza no princípio moderno constrói conhecimento. Ele busca a verdade e sua ordem de existência. Montaigne não concorda com o otimismo epistemológico, é impossível um conhecimento puro relacionado as virtudes e dos caprichos humanos. Buscava o novo, o diferente, desconhecido. O erro também contribui na vida do indivíduo.
Descarte no racionalismo busca fundamentos na forma dedutiva. Acreditava na certeza, verdade, conhecimento claro e puro. Presa a ideia de Deus e explica sua existência junto de sua importância na vida humana.  Onde se relaciona com a metafísica na certeza do conhecimento verdadeiro. Na divisão entre corpo e mente nos levam a compreender os diversos questionamentos que o homem ocidental se faz no decorrer de sua existência. Visto que a existência do conhecimento está relacionado as ideias. Sendo realizado fundamentado na razão.
O empirismo não se importa com a razão, mas com a experiência sensorial, intuições, observações de acontecimentos que se repetem como acreditam que a produção do conhecimento também se fundamenta nas ideias.
Bacon diferente de Descartes acredita que o conhecimento surge com ideias que não são produzidas pela razão e sim pela indução, experiências sensoriais. Por observações de fatos que se repetem. Possibilitando assim a diferença entre a realidade e a ideia.
Newton fez relação entre o racionalismo e empirismo. Para ele, tudo que não era confirmado, produzia hipóteses, sem que fosse necessário chegar as causas dos fenômenos ocorridos. Explica que a natureza é como uma máquina: já possuía tudo o que necessitava. . Pois seus objetivos na física estarão sempre interligados. Assim a física será base para as demais ciências.
O Iluminismo caracteriza como século das luzes, pois possibilita o abandono das ideias divinas, iniciando a experiência humana. A razão possibilita seus limites na região empirista.
D.Hume desconstrói o empirismo. Para ele não existe conhecimento sem que haja ideias Divinas. Para ele tudo que é diferente é separado, a experiência sensível é a principal fonte de conhecimento e procura explicar o funcionamento da noção da causalidade.
Kant, afirma que o objeto faz-se necessário para que se produza conhecimento, sendo a razão fonte principal. Estando ao lado dos racionalistas, já que acreditam que o conhecimento tem inicio pelo sujeito. Para ele era a razão.
Hegel discordava de Kant relacionando a razão histórica. Compreende os acontecimentos humanos racionais. Ele é o mais temido dos pensadores da ciência moderna, acredita que a contradição se aplica na natureza, procura fazer um paralelo entre realidade e a natureza.
A.Comte na visão do positivismo, define sociedade como fenômeno da natureza. Fazem-se necessário três etapas para o conhecimento: o teológico ,filosófico e científico. Muitos estudiosos questionam os conceitos dos positivistas. Conte diz que existe uma sociedade harmônica em natureza, concepção que recebeu questionamentos e artifícios de K.Marx.
K.Marx contribui no naturalismo-dialético, tendo como linha de trabalho a novidade e o homem como objeto.
A fenomenologia é a ciência internacional que resulta na interação entre sujeito e objeto ressaltando que o objeto possui significados diferentes entre Pessoas.
O estruturalismo tendência que surge em meados do século XX, estando relacionado as ciências humanas.
Alguns pensadores que participaram dos movimentos da ciência:
Nitzscher é o mais radical em suas críticas. Para ele, o individuo necessita ter domínio sobre a natureza e comunicar-se com os outros para sobreviver entre sí.
Após as críticas dos pensadores, Marx dá inicio à escola de Frankfurt no século XX, onde vários pensadores tem o mesmo objetivo de construir uma teoria crítica da sociedade contemporânea, avaliavam o Nazismo, o Facismo dentre outros processos sociais.
K.Popper afirma existir uma realidade independente do sujeito de pesquisa, concordando com pensamentos neopositivismo, discordando com ideias relacionadas aos critérios empíricos e lógicos, separa o conhecimento verdadeiro do falso.
Ele considera a insistência de observações. O pesquisador é critico relacionado ao sujeito na prática do conhecimento cientifico.
O texto é resenhado buscando esclarecer o processo da produção do conhecimento cientifico. Pensadores da época apresentam suas opiniões sobre essas construções. Os pensamentos entre eles divergem. Uns acreditam que o sujeito produz o conhecimento e outros no objeto. Acredita-se que todas as ideias possuem sua importância, tendo em vista que tanto o sujeito quanto o objeto irão produzir conhecimento ou até mesmo um fundamentado em outro.
O pensamento do autor no fim do texto relata os movimentos do século XX, e seus pensadores nos traz uma visão de atualidade demonstrando melhor os pensamentos e os questionamentos da humanidade. O Texto esclarece muitas dúvidas, e leva o leitor ao se questionar para que assim possa construir seu próprio conhecimento.
Atualmente todos os indivíduos possuem pensamentos, críticas e opiniões. O que hoje só se é possível graças aos diversos movimentos ocorridos ao longo do tempo o que nos possibilitou a liberdade de expressão.
Acredito que a ciência e o conhecimento devem ser para todos os tipos de povos culturas. Muitos que não tem acesso gostariam de tê-lo e na maioria das vezes os que têm não valorizam.

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